sábado, 23 de fevereiro de 2013

Onde Os Canhotos Não Tem Vez


Já tinha reparado as pessoas me olhando esquisito enquanto eu comia, mas olhar esquisito pra Mzungu aqui, como falei no último post, é normal. No entanto, chegando em casa pra comer o meu jantar (arroz com.. arroz), fui repreendido pelos locais que moram aqui por estar comendo com a mão esquerda.

Se já não fosse suficiente o fato de comer com a mão, comer com a mão esquerda não podia. “Você come com a mesma mão que usa no banheiro?”, foi a pergunta deles. Daí me explicaram que usar a mão esquerda aqui é muito feio, falta de educação e que tá errado, porque você não deve usar a mesma mão “do banheiro” pra comer, sendo a direita a certa pra comer.

Uma menininha na sala de aula já tinha me dado uma dura por estar escrevendo no quadro-negro com a mão esquerda, mas não sabia que era nesse nível de falta de educação. E eu que sempre fiz tudo com a mão esquerda vou ter que me virar pra ser ambidestro.

Já que o assunto é banheiro e que tinha gente reclamando a falta de fotos, eis uma foto do meu toalete (leia em francês pro contraste ficar mais visível). 

Parfum des Anges
Ir ao banheiro aqui é realmente uma missão por simples quatro motivos: (i) a porta é “trancada” com um balde de água, já que não tem fechadura; (ii) cada um tem que levar o seu próprio rolo de papel higiênico e não tem onde apoiar; (iii) tudo é feito em pé; (iv) não tem descarga, no final dos trabalhos você deve pegar a água do balde que trancava a porta pra jogar dentro do buraco e torcer pra que tudo desça e descanse em paz no fundo da vala.

Pra fechar a sequência com balde de ouro (já que não tem chave), higiene:

Tudo aqui é muito sujo. E como é muito quente, não tem nem muito essa de tomar banho porque no final do banho, dada a dificuldade de botar a roupa e guardar tudo, já se está suando feito um leitão à pururuca. O chuveiro, por exemplo, fica do lado desse buraco bonito que se apelida carinhosamente de vaso, embora não exista vaso ali (rua dos bobos, número zero).

A gente anda na casa de chinelo o dia inteiro, porque o chão tá sempre muito sujo também. E os chineses capricham quando a matéria é sujismundice. Lembra daquela brincadeira “o chão é lava”? Então, aqui o chão não é lava, mas se você tirar o chinelo, o pé já fica preto, e fica mesmo. A roupa de cama é igualmente muito suja e o travesseiro... Ah é, não tem travesseiro, é só meu casaco.


Como na casa tem vinte pessoas (sendo treze chineses) e um só banheiro, até escovar os dentes é complicado, porque tem fila e a pia é limpinha, como dá pra imaginar. Outro dia mesmo rolou uma dor de barriga e eu tive que esperar uma chinesa sair do banho chorando porque tinha sido assaltada aqui perto. Complicado, mas camarão que dorme a onda leva.

6 comentários:

  1. Bruno,

    Morar com chines, já no Brasil é difícil. Imagino aí do outro lado onde tu tá. Para eles, a vala para as necessidades já é comum, uma vez que muitos dos chineses usam valas como esta (Na verdade é diferente, a deles tem o espaço para se ficar de cócoras). Outra coisa interessante que você mencionou é o fato de usar a mão esquerda. Na Índia também existe esse pensamento e portanto não existe essa de ser canhoto. A mão esquerda você usa para se limpar e ponto final...
    Acredito que você vai ter de começar a se virar com a mão direita, quem sabe aprender a escrever, que é a coisa mais difícil dessas mencionadas por ti no post.

    Abraços e força aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rômulo,

      obrigado pela força camarada! Vamos ver se eu consigo me virar aqui! Mas até que me presentearam várias vezes aqui, já falei disso no próximo post!

      Abração!

      Excluir
  2. Bruno,
    Estive com sua mãe ontem e através dela fiquei sabendo do seu blog. Já o coloquei nos meus "favoritos". Q aventura, heim ??? É isso aí, vai em frente, porque apesar dos "perrengues" pelos quais vc está passando, garanto que tem muita gente querendo estar aí no seu lugar, passando por essas experiências incríveis. Poste sempre, ok ??
    Beijos e Deus te proteja, garoto !!!!
    Bel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bebel!

      Que ilustríssimo apoio o seu! Muitíssimo obrigado pela força! Vou continuar relatando tudo e focar um pouco mais no trabalho também, pra não parecer que aqui é só uma "África"! Haha..

      Beijão!

      Excluir
  3. Lekão, sensacional e MacGyver a missão bathroom!
    A realidade chega a ser impressionante, como se estivesse vivendo no século XIX ainda!
    Sorte que você só descobriu como eram as coisas ai, já ai!
    ABraços

    ResponderExcluir
  4. Estou me sentindo até mal pelo conforto que se tem aqui no Rio de Janeiro. Difícil pensar em reclamar de qualquer coisa diante dos seus posts...

    Como vão as atividades com a mão direita?

    Saudades!

    ResponderExcluir