quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Água de Beber


Acabei de provar a pior iguaria da vida, fornecida gratuitamente por um chinês que se autodenominou King. Trata-se de um pacotinho de plástico lacrado no qual o conteúdo é uma língua de pato, cujo cheiro lembra um doce e o gosto lembra um bidê. Delícia, não deu nem pra engolir.

Hoje foi o encerramento das aulas de Direitos Humanos no St. Thomas, porque já peguei o projeto quase no final por lá. Agora começo numa escola nova a partir de sexta-feira que vem. E foi neste último dia de avaliações, testes e conclusões que temi pela absorção das lições dadas e da prática dos Direitos Humanos pela rapaziada do colégio.

Enquanto esperava na sala dos professores, fui surpreendido pelo chamado de um professor (Jacobo) a um aluno que estava do lado de fora, olhando pra dentro da sala. Quando o diálogo entre os dois acabou, Jacob pegou uma tábua de madeira e sentou a madeirada na bunda do rapaz, duas vezes. Quando acabou, o menino agradeceu e pediu pra se retirar.

Sala dos Professores
Apesar de estar ali pelos Direitos Humanos, confesso que fiquei na dúvida entre intervir (e talvez extrapolar as barreiras dos meus objetivos ali frente aos comandos do professor) ou ficar quieto assistindo aquela cena inimaginável. Optei pelo silêncio, embora tenha me arrependido depois. De repente a atitude de “salvar” o menino de uma surra de madeira teria dado a ele mais aprendizados do que algumas aulas de Direitos Humanos.

Perplexo, fiquei pensando como ainda existia esse tipo de tratamento dentro de um ambiente escolar em 2013, no qual os alunos são punidos por terem feito rigorosamente nada. Não bastasse a bronca da professora (que já relatei), os alunos ainda eram submetidos a um regime supramilitar de obediência, enquanto Jacobo saciava seu sadismo.

Another Brick in the Wall
Achando que não veria aquela cena de novo, ainda pude conferir de canto de olho um dos melhores alunos tomando paulada por ter me ajudado a traduzir pro suaíle as instruções dadas por mim, tendo que ficar em pé na sala durante os meus dizeres. Infelizmente, quando vi já era tarde demais e os olhos do Khassim (aluno) já estavam vermelhos de vergonha (ou seria raiva?).

De todo o dia de hoje, o que me deixou muito feliz foi a gratidão dos alunos pelas aulas dadas e o sonho de vários deles de se tornarem médicos, advogados e profissionais de outras grandes áreas do conhecimento. Se falta papel pra anotar a lição (muitos não tem caderno e anotam em folhas velhas de jornal), sobra disposição pra correr atrás do objetivo, pelo menos pra aqueles alunos mais dedicados e interessados.

Pra variar um pouco, higiene/água:

A água aqui é sempre engarrafada. Não existe água potável saindo da torneirinha limpinha. Então em muitos lugares vende-se água em galão de três ou cinco litros, garrafinhas menores e de todo o jeito. Acontece que na rua os ambulantes vendem aquela água batizada, com a garrafa vazia levada até qualquer bica muito suja pra encher.

Pra escovar os dentes e lavar a roupa e a louça, é mais tranquilo usar a água que sai da torneira, mas ainda assim não é recomendável. O resto todo é proveniente de água engarrafada. Se um litro de água custa 0,30 centavos de dólar, o refrigerante sai na média de 0,50 centavos a garrafa de 500ml, o que se torna uma opção mais “segura” nas ruas. E sempre quente, já que não dá pra confiar na geladeira pelas recorrentes quedas de luz.

2 comentários:

  1. Lekão, é complicado mesmo estar neste situação, pois o professor pode te ver de duas formas, como educador ou como prepotente.
    Acho que se você intervisse seria algo muito interessante, mas poderia ser uma afronta ao Professor e ter consequências piores dele em relação aos alunos. Este tipo de pessoa não parece se sair bem de uma situação de constrangimento público.
    Acho que neste tipo de situação, caberia você como conhecedor de outras culturas educacionais, como a ocidental, chamar este professor e tentar conversar com o mesmo, pois você conversando com ele, você afetaria a todos os alunos e intervindo naquele momento, ajudaria somente a um no momento, mas como falei, podendo ter consequências... fica a reflexão! Não esquece que não existe o certo e o errado e cada um tem o seu... plante a semente, e cada um regara se achar a melhor opção!
    E meu amigo, não se preocupe com a água e comida, pois você voltará com TODOS os anticorpos possíveis... voltará como Wolverine voltou...
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade topozão, esse foi meu dilema na hora! Confesso que não consegui pensar na atitude de ir falar com o próprio professor, talvez por uma dificuldade de relacionamento já existente entre eu e o cara. Mas tem que se preocupar com água e comida sim senão eu nem volto! Hahaha, abração!

      Excluir