quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Primeiras Impressões


A chegada ao aeroporto de Dar es Salaam, bem parecido com o terminal rodoviário do Rio de Janeiro, só que menor, já foi bastante impressionante. Não bastasse o calor a lá Bangu do aeroporto (sem ar condicionado, claro), ainda tive que ficar na fila pra conseguir meu visto por 50 dólares cerca de duas horas. Se eu tivesse passado direto e me tornado um imigrante ilegal, ninguém nunca saberia, porque tinham vários guichês vazios e nenhum controle pra sair do aeroporto.

Ninguém da AIESEC foi me buscar, mas por sorte, foram buscar uma amiga minha que veio fazer o trabalho voluntário por outro comitê da AIESEC. Por isso, acabei indo pra casa errada e por lá fiquei por mais dois dias, chegando ao destino final só na segunda-feira.


No caminho pra essa casa o cenário já era de filme. Sabe aquelas cenas de filmes na África, como Blood Diamond (Diamante de Sangue) ou Machine Gun Preacher (Redenção)? Então, é exatamente assim. O primeiro pensamento é voltar, na hora. Como nunca fui de perseverar muito, achei melhor insistir dessa vez pelo trabalho e pelo pessoal que me esperava pras aulas de direitos humanos.

A foto vou ficar devendo porque não consegui parar de olhar pro que estava acontecendo. O trânsito é um caos e as condições de vida da população local, piores. Vale a pena dedicar uma frase ao cheiro, que dá até saudade de um ônibus ou uma van lotada lá do Rio.

Também tive a oportunidade de ver um grupo de crianças de uns 13 anos roubando gasolina dos carros que paravam no sinal de um cruzamento complicado, o que foi bastante impressionante pra uma primeira ideia da cidade. Mas não parecia ser nada demais, já que os motoristas só reclamavam e buzinavam mas seguiam em frente como se nada tivesse acontecido.

Não posso me estender muito no post, caso contrário vai ficar longo e chato de ler. Então, a partir de agora, pretendo escrever sobre uma “parte” da vida aqui por vez, falando de comida, água, trânsito, higiene, violência, preconceito e por aí vai. Beijos suados que tá quente pra cacete.



8 comentários:

  1. "Não posso me estender muito no post, caso contrário vai ficar longo e chato de ler."

    Longo talvez, mas chato de forma alguma!! Caramba Bruno, onde você foi se meter? Hehe..

    Mande mais notícias de como é o lugar e, quando conseguir, tire fotos para a gente ver!!

    Se cuida, viuu?

    Bjss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. brigadão Sassá! vou tentar tirar fotos sim, mas aqui é meio complicado porque já não vêem gringo com bons olhos, então.. Beijoca!

      Excluir
  2. Nossa, não faço idéia da onde surgiu "Ca R"... Sou eu Sabrina que comentei.. rs.

    ResponderExcluir
  3. incrível mano, continue mandando noticias, e sim pode escrever longos posts, todos serão interessantes.

    e claro, nao esqueça de fazer um esforço pelas fotos!

    beeijos no coração

    Bernardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tamo junto irmão, saudade! pode deixar, te mando uma ainda hoje no celular! beijo

      Excluir
  4. Bruninho,

    adorei os primeiros posts!! Continue dando notícias e compartilhando dessa aventura e aprendizado! Espero que em breve, eu possa viver o mesmo!!
    Se cuida querido!!

    beijo grande

    ResponderExcluir
  5. Menor que a rodoviária do Rio, calor de Bangu, sem ar condicionado... já fiquei assustada por aí.
    Pior ainda quando você falou que era um cenário de filme. No fundo, nunca achei que fosse mesmo um cenário de filme, isso é triste. E o cheiro... o cheiro a gente não vê nos filmes.

    Imagino a vontade que tenha dado de voltar. Eu, com certeza, também teria. Mas já faz dois meses que você tá aí... Passa rápido e ao mesmo tempo, muito devagar.

    Saudades, Bruninho!

    ResponderExcluir