domingo, 12 de maio de 2013

A Benção, Mãe


Muita gente me diz “sua mãe deve estar sofrendo com essa história de África”. No começo, devo concordar que a digníssima melhor do mundo penou e teve que deglutir o pão que o diabo amassou. Ainda com aquela imagem perigosa, o “bebê” (no caso, eu) foi se meter no meio das doideiras do continente africano.


“Tem guerrilha lá, filho”? “E se eles te pegarem, filho”? “Meu filho, e se você for atacado por um leão no meio da cidade”? Perguntinhas baseadas em fatos reais que tive que ouvir que dona Fernanda, paixão da minha vida. Um bocado sem noção também, mas tá valendo. Pelo menos saímos do “leva o casaco”, “se alimenta” e “toma remédio”.

Ah, saudade. De vez em quando meio (muito) exagerada, ansiosa, nervosa, preocupada, superprotetora (e como). De vez em sempre parceira, companheira (da viola), amiga, professora (e aluna), referência e paixão. Minha mãe, se desse pra dizer quanto te amo, dizia. Não dá. Você é a melhor do universo, porque melhor do mundo tá cheio.

Dizem que mãe precisa “dar a luz” duas vezes. A primeira, quando o filho nasce. Aí vem aquele bebê lindão (no caso eu, de novo), com uma carinha bonita de joelho e dali em diante, um amor que não se explica. Pros dois lados, imagino eu. A mamãe Fernanda bobona, lambendo a cria que nem leoa. Bebê Bruno sem entender nada, perdidasso nesse mundão de meu Deus.

A segunda vez é na “desgarrada”. Aquela hora que a cria sai de casa e vai descobrir o mundo, fazer a própria vida, profissionalmente e pessoalmente. Trabalha, se casa, viaja. E a mamãe fica lá, torcendo, rezando, de arquibancada. Sorrindo, sofrendo. Vibrando, chorando. Ah mãe, que saudade de você. Vou te agarrar feito carrapato no aeroporto, se prepara.

Mãe, nunca vamos nos desgrudar. Por ser minha melhor amiga, estaremos sempre juntos, tá? Quero que você saiba que tenho um orgulho imenso de ser seu filho e ter você como mãe é um privilégio inigualável. Sei que você sabe disso, mas não custa nada reiterar sempre que possível. Ainda mais publicamente. Pode parar de chorar que acabou.

A equipe Dreaming Africa (no caso, só eu de novo) manda um beijão pra todas as mamães do mundo que tem seus filhos criando a vida e saindo pelo mundo afora. Não é mole não. Ainda que mundo afora signifique logo depois da porta de casa. Difícil vir pra África? Difícil é ser mãe. Pra comemorar, atualização: R$9.273,82! Não para não! Ah é, Feliz Dia das Mães!

4 comentários:

  1. Atingiu os corações até das que não são mãe ainda!!!!!!! Guentaaaa emoção hein Fernanda!!!! Bruno nao me canso de dar parabéns pela pessoa incrível que habita esse corpo aí...no final das contas o que vale é o que somos e o que fazemos...isso é o que levamos com a gente...o resto, o bicho come!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso, MaClá! Somos nós dois incríveis pessoas, tá fazendo um trabalho absurdo por aí também, tão grande quanto o meu!! E concordo contigo em todos os sentidos, isso que levamos com a gente!! Beijoooo parceira!

      Excluir
  2. Já chorei baldes ,imagino sua mamãe.Parabens pelo filho que vc é.Lilian[mãe do Pedro Perri]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso, Lilian! Que bacana que comoveu também e sempre que eu escrevo é com o coração! Não tive a oportunidade de te agradecer diretamente pela contribuição, muito obrigado mesmo! Tanto você quanto Pedro são exemplos de pessoas e tenho no seu filho um irmão pra vida toda! Beijos!

      Excluir