quinta-feira, 18 de abril de 2013

Se


E se você pudesse contribuir com o futuro de uma criança? E se você fosse capaz de ser grato pelas oportunidades que teve, sejam elas de família, de estudo ou de trabalho? E se você soubesse que essa possibilidade é real, basta querer? E se você parasse pra pensar em tudo que a vida lhe proporcionou, deixando de dar condições sequer similares pra crianças ao redor do mundo?

Se você tivesse condições de fazer algo por alguém, ainda que isso exigisse muito pouco, você faria? E se houvesse uma contrapartida, uma resposta pras suas ações, você faria? Se você pudesse deitar a cabeça no travesseiro tranquilo todas as noites, sabendo que contribuiu para que alguém, em algum lugar do mundo, tivesse chances maiores de ser feliz, faria?

Imagina se você tivesse a capacidade de mudar o mundo, você mudaria? Se tivesse a chance de sair dessa realidade abençoada e estender as mãos pra gente doente e com sede, faria? Se você parasse pra pensar em outro mundo completamente diferente do seu, onde pessoas morrem de fome mesmo, sem ser apenas uma expressão, você pararia pra pensar?
 
Se você soubesse que a cada mil crianças nascidas no Quênia, cento e vinte e seis morrem? E se você soubesse que a expectativa de vida é cerca de cinquenta anos, quase metade do que muitos de nós esperamos (e temos condições de) viver? E se você, sabendo disso tudo, decidisse ficar parado e não procurar qualquer iniciativa?

E se você tivesse alguém que fizesse uma ponte entre a sua vontade de ajudar e a necessidade saber pra onde esse dinheiro está indo? Se você fosse capaz de sair da zona de comodidade e tomar alguma atitude, sendo fácil como tirar doce de criança, você faria? E se você, ainda que na dúvida sobre a credibilidade desse camarada, questionasse e procurasse saber o bastante pra poder se entregar à causa de corpo e alma?


Dizem que “se” é o deus dos loucos. De tantos questionamentos, dizem que não se vai a lugar nenhum. Afinal, quem tanto questiona não consegue decidir aquilo que quer, certo? E se um dos grandes males fosse o contrário, nunca se questionar e perder a chance de ajudar e aprender com tudo que nos cerca? E se de todo o cenário descrito, fosse você precisando de ajuda?

Muitas pessoas (espetaculares, todas) me questionaram sobre a possibilidade de ajudarmos o menino na carta. Antes disso, o gênio indomável que sou (momento arrogância) planejava e executava um plano de arrecadação de fundos que prometo fazer de tudo pra lançar amanhã. Não espalhem a ideia ainda! Assim que a largada for dada, conto com a ajuda de todos pra mudar a realidade do George e de outras tantas crianças africanas. Até amanhã!


P.S. A AIESEC, reconhecida pela UNESCO como a maior organização de jovens universitários do mundo, está lançando uma campanha em parceria com o Instituto Elos chamada OASIS para realizar sonhos de comunidades necessitadas em dez cidades do Brasil. Clique, confira e contribua para o desenvolvimento de jovens brasileiros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário