segunda-feira, 29 de abril de 2013

Ame Sua Missão


Abrindo um pouquinho mais meu coração, queria compartilhar um pouquinho desse sentimento. O que toda essa ação traz como consequência, a alegria e a satisfação de estar fazendo o que faço e a conquista do continente. Isso como uma forma bem diferente de fazer você perceber que a possibilidade de ser feliz tá logo ali, na pontinha do dedo. É só fazer. Simples assim.

Os últimos dias tem sido de trabalho intenso. Não saio da frente do computador, não saio de casa. Só bolando estratégias e contabilizando as arrecadações, pensando em meios de divulgação e realização do marketing prometido, perturbando desde o papa argentino até o egípcio revolucionário que conheci. Cansativo? Muito. Cansado? Jamais.

Quem falou que “se trabalho fosse bom não era remunerado” não poderia estar mais equivocado. E é aí que mora o imenso desafio de todos. Quando a gente trabalha com um ideal, um sentimento e consegue vibrar a cada conquista, cada passo dado, o trabalho se torna um vício. Sempre detestei o termo, mas dá pra falar que sou quase um workaholic. Também pudera, amo isso.


Chegar aqui não foi fácil. Tá pensando que foi “mãe, vou pra África” e a resposta foi “se cuida”? A tropa familiar e vários amigos se opuseram de cara à proposta. “É muito perigoso”, “vai pra lá pra quê”, “tá maluco” e por aí vai. Ouvi muito também do “admirável a sua conduta, mas eu jamais faria”. Banquei a viagem, comprei a briga e... Convenci todo mundo de que foi o melhor passo que já dei na vida.

Sem orientação profissional e fissurado pelo lance da ajuda, estava aqui o meu destino. Faltava um sonho, uma meta. Alguma coisa digna de se “viver para”. A missão. Até já falei um pouquinho desse tema, mas o momento é especial pra reiterar. O outro lado da moeda era focar num ganho financeiro (sem razão de ser nenhuma), concordando com tudo que era dito sobre garantir a vida independentemente de ter que passar horas trancado num escritório.

Por incrível que pareça, essa acaba sendo a escolha de grande parte das pessoas. Com medo do risco, da incerteza, do inseguro, optam pelo caminho da “garantia”. O trabalho passa a ser um fardo insuportável, mas necessário pra bancar “as coisas boas da vida”. Esse pessoal certamente nunca pensou sobre a importância do trabalho SER uma dessas coisas boas. Abandonam sonhos, ideologias, em prol de uma ambição (econômica) de se tornarem ricos, bem-sucedidos.

Essa galera não teve aula comigo no colégio. Um dos aprendizados que faço questão de lecionar nas escolas é fácil: qual o significado de sucesso? O que significa ser bem-sucedido? Claro que dentro do ambiente da favela de Mukuro, “dar certo” significa atingir metas que, pra quase todos nós, já conquistamos ao nascer. E fica a pergunta: qual a sua missão?


Pra atualizar a arrecadação, vocês são espetaculares! Em poucos dias de campanha, posso encher o peito pra dizer que o banheiro será construído. Isso significa que as crianças não terão que se aventurar pelas vielas no meio das aulas pra castigar a natureza na porta de alguma casa. Lembra do “professor, posso ir ao banheiro?”. Agora pode. R$3.960,00 (três mil, novecentos e sessenta reais) e U$650,00 (seiscentos e cinquenta dólares). Cadê a galera da comida e do material escolar? Vambora!

2 comentários:

  1. Bru, sinceramente, esse foi o melhor post que eu li no teu blog e não pode passar em branco.
    Impossível não lembrar das longas conversas que tivemos alguns meses atrás. Das dúvidas, das incertezas, dos questionamentos.
    Lembrar do garoto dos "INS", e agora te ver aí, tão seguro e certo do que quer.
    Orgulho de ter sido uma das pessoas que te apoiou desde o princípio. Lembra quando eu disse que tu ia te encontrar na África?
    Eu só posso te dizer que estou muito, mas MUITO feliz por ti, e como sempre: estou na tua torcida!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pouxa Fê, ilustríssima a sua presença acá!

      Quantas e quantas conversas com milhões de questionamentos dos dois lados!

      Você sempre disse mesmo! E agora parece que não só eu mas os dois muito bem encaminhados! Motivo pra ficarmos felizes duas vezes!

      A torcida daí é a torcida de cá! Mas rubro-negra é maior que colorada, né?

      Hahaha.. Beijão Fê! Sabe que o que precisar to à disposição! ;)

      Excluir