sábado, 23 de março de 2013

HIV Positive



A situação da AIDS na África é um problema conhecido por todos. Na Tanzânia, estima-se que duas milhões de pessoas possuam o vírus HIV. Isso significa aproximadamente 8% de toda a população e um número bastante alto pros padrões mundiais. Por isso mesmo, o convívio com pessoas portadoras do vírus é extremamente pacífico. Vale a pena dar uma lida na imagem acima.

Não é “assustador” falar ou cumprimentar com alguém com AIDS. Falar da doença por aqui é algo tão natural que nem causa espanto ou nada do gênero. Se por um lado, tornou-se comum comentar sobre AIDS pela epidemia devastadora no país, por outro, é extremamente benéfico tratar o indivíduo portador do vírus com igualdade e respeito, independentemente de qualquer condição de saúde.

Outro dia mesmo rolou uma interação homem e mulher aqui na casa entre dois locais e um deles “brincou” dizendo que era HIV Positivo, pra tentar causar algum espanto na parceira. A menina até fez uma cara mais séria, mas depois levou numa boa a piada. É tão natural o assunto que se torna esquisito o oposto (estranhar o camarada com AIDS).

Na visita ao Museu Nacional, existe uma parte dedicada só a precaução e prevenção da doença, por ser um problema dessa dimensão. O que é muito bacana, porque parece que há uma campanha grande governamental de conscientização, estabilizando os números da doença na Tanzânia. Usual ver pessoas com AIDS pedindo dinheiro nas estações do ferry.


Esther (voluntária da AIESEC) fez aniversário. Brincando de contar o melhor e o pior aniversário, outra menina disse que o pior aniversário da vida dela foi aos onze anos. Cinco dias antes, sua melhor amiga, portadora do vírus, contraiu uma gripe e veio a falecer. Depois dessa história, qualquer aniversário tornou-se o melhor do mundo, mesmo aquele tenebroso que não se gosta de lembrar.

Julguei valer a pena falar separadamente sobre AIDS por dois motivos: primeiro porque o contato aqui é comum e natural, e não há o que se temer. O contágio ocorre pelo sangue e ser preconceituoso ou ultracauteloso não é de qualquer ajuda pras pessoas portadoras do vírus. Em segundo lugar, a importância de se implementar um sistema de combate à proliferação da doença que vem sendo feito, evitando a morte de diversos populares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário