segunda-feira, 18 de março de 2013

Enquanto Isso


Tive que cancelar a aula hoje e ficar esperando ordens do pessoal da casa pra irmos todos resolver o imbróglio do meu passaporte. Primeiro, me informaram que iríamos lá as dez da matina. Depois mudaram os planos e disseram pra ficar aguardando a convocação de alguém na casa pra partir pra central de controle de imigração.

Como chove lá fora e aqui, faz tanto frio, o dia tem sido ocioso de um jeito bastante negativo. Embora estar ocioso e aproveitar esse ócio pra exercer várias inteligências seja positivo, não é tão fácil ou legal fazer isso durante momentos de ansiedade. Morrendo de fome e ainda sem gás, o pé d’água não dá trégua nem pra correr atrás do rango.

Por ser mais difícil ser otimista em momentos mais complicados, venho tentando praticar a arte do copo meio cheio durante essa segunda-feira. Ver o lado bom ou o lado ruim é questão de perspectiva. Alguns amigos meus falaram que é justamente por esse tipo de acontecimento que o país é assim. Até faz sentido, mas tem bastante coisa boa aqui también!

Mesmo sendo um indigente em um país africano, já que não possuo documentação válida internacionalmente, poderia ser pior. Enquanto sento confortavelmente no sofá, escrevendo no meu computador ao lado do meu celular (esperando uma mensagem que me tire de casa), a chuva torrencial sempre me lembra das criancinhas na chuva aguardando suas garrafas encherem.

Enquanto isso, tem gente que ao invés de estar preocupada com a falta de alimentação do dia, tá preocupada com a falta de alimentação do mês ou do ano. Enquanto isso, milhões de pessoas desconhecem a existência de outros países e outras realidades por falta de educação. Enquanto isso, várias crianças dos colégios que fui sofrem com a falta de perspectiva profissional futura.

Não adianta nada ficar afobado ou exaltado com esse caos do passaporte. Tomar atitudes impulsivas ou agressivas agora só complicaria ainda mais. É bem verdade que desde a invasão dos “capangas”, uma parte da ideologia e da boa vontade quase foi por terra. Ficou por um fio, mas tá aí ainda, firme e forte. Cenas dos próximos capítulos em breve. Alguma ideia de coisa pra se fazer esperando?

P.S. Um novo capítulo de violência ocorreu por terras tanzanianas. Uma alemã da outra casa saiu à noite com mais algumas pessoas e resolveu pegar ônibus pra economizar. Enquanto aguardava o transporte, um carro passou e agarrou sua bolsa. Sem querer perder os pertences, a alemã segurou firme e foi arrastada pelo asfalto por alguns metros, até não aguentar mais e largar.

2 comentários:

  1. relaxa, irmão. Daqui a pouco tudo se resolve.

    saudades
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já resolveu irmão. Tudo de volta à normalidade por acá. Valeu pela força, saudade!

      Excluir