terça-feira, 5 de março de 2013

Tempo Tempo


Aí você sai do bar ou daquela noitada lá pras três, quatro da manhã e vai pra casa. Chegando em casa, é de bom tom que se tome um banho, escove os dentes e tome demais providências. Na hora de deitar na caminha, que delícia! Morto de cansaço e possivelmente ébrio, o sono é de bebê, incluindo a baba e excluindo o ronco. Que dia você foi dormir?

Se você saiu na sexta-feira, não vai dizer que foi dormir no sábado só porque era madrugada. Mesmo sabendo que você está indo dormir na madrugada de sábado, ainda se considera sexta-feira pra alívio de consciência e por um sono mejor. Infelizmente, passou de meia-noite já é outro dia, certo? Errado.

As duas últimas chinesas da casa estão indo embora hoje e precisam pegar o avião às quatro da manhã de amanhã. Acontece que pedindo pros locais da casa levarem elas no aeroporto, houve uma grande confusão e ninguém entendeu nada. As chinesas queriam chegar no aeroporto às onze da noite, enquanto os residentes entenderam que elas queriam chegar as cinco da tarde. Por quê?


Na Tanzânia, o dia começa às seis da manhã. Então caso alguém saia na sexta-feira de noite e chegue de madrugada em casa, ainda chegará no mesmo dia, porque sábado só a partir das seis. Como a diferença do fuso horário daqui pro Brasil é de seis horas, posso dizer que todos nós começamos os nossos dias ao mesmo tempo. Quem tá em terras brasileiras, meia-noite. Eu, às seis da manhã. Loucura loucura loucura.

A confusão da China foi porque, automaticamente, onze horas aqui na verdade são cinco da tarde. Ora, se o dia começa às seis da mañana, mais onze horas, cinco da tarde. Acaba fazendo muito sentido não só pela explicação da saída, mas porque o sol nasce essa hora e o dia efetivamente começa por volta das seis. Começar à meia-noite só faz a gente sentir que já começou o dia perdendo muitas horas dele.

Como não havia trampo today e passamos o chuvoso dia sem luz também, serviu pra limpar a cozinha. Se era pra ser o cômodo mais organizado e higiênico da casa, ninguém avisou os moradores. Achei comida estragada e mofada dentro da geladeira, uma série de maçanetas velhas com muitas aranhas de brinde embaixo da escada (ainda na cozinha) e três chineses que prometeram ir embora ainda hoje.

O tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem. O tempo respondeu ao tempo que tá na hora de acordar às cinco da manhã porque os amigos muçulmanos começam a cantar e rezar essa hora, muito embora cinco da manhã ainda seja ontem. O tempo ainda avisou o tempo pra aproveitar o tempo que o computador tem bateria, porque não vai dar pra carregar hoje mais não. Fechou o tempo. Aproveite seu tempo!

6 comentários:

  1. muito bom irmão, parabéns pelos textos, muito bem escritos e divertidos.

    fique com Deus aí.

    saudades, bj do teu irmão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já te falei saudade mil vezes hoje irmão, mas mais uma pra lembrar!

      te amo, beijos

      Excluir
  2. Bruno, querido,
    Sou sua mais nova velha fã !!!!
    Repetindo aí o amigo de cima, parabéns pelos óóótimos textos !!!
    Continuamos (sim, porque estou lendo seu blog até para minha mãe) te acompanhando !!!
    Bjos !!!!
    Bel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bel! Fico felicíssimo de saber!

      Quando eu voltar faz favor de ir jantar lá em casa pra conversamos sobre a viagem, sim? E dá um beijo na sua mãe também, haha!

      Beijão!

      Excluir
  3. Ameii esse do tempo, Bruninho!!!
    Que confusão hein!!!?? haha

    Sempre acompanhando suas aventuras!!

    Beijos,

    We

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Netinha! Mas faz todo o sentido começar as seis da manhã, né? Beijão!

      Excluir